Pesquisar neste blog

29 outubro 2011

V ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


O programa de integração intermunicipal em educação é um marco pioneiro e importante no Vale do Jequitinhonha porque é a primeira vez que prefeitos conscientizados de que optar pela elevação da qualidade de educação em seus municípios é optar pela vida, é optar pelo desenvolvimento humano, social e econômico de seus povos.
O programa nasceu da vontade dos municípios de Betim, Comercinho, Salto da Divisa, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Jacinto, em unificarem experiências educacionais bem sucedidas e ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento educacional desses municípios.
 A primeira fase aconteceu na cidade de Betim em agosto de 2010 com a assinatura do primeiro termo de cooperação mútua entre os governos de Betim representado pela prefeita Maria do Carmo Lara, de Salto da Divisa pelo prefeito Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto, de Rubim representado pelo prefeito Evandro Thiago de Aguilar, de Comercinho representado pelo prefeito Rogério Rocha Rafael, de Santo Antônio do Jacinto representado pelo prefeito Raniene José da Silva e pelo governo de Jacinto representado pelo prefeito Carlos Dantez Ferraz de Melo.

A segunda fase do programa aconteceu também na cidade de Betim no período de 20 à 24 de setembro de 2010 ministrando sistematicamente para as equipes técnicas de cada município, cursos de capacitação e formação de gestores e educadores cujos diálogos e oficinas de programas de correção de fluxo, educação infantil, atendimento a adolescentes e jovens em vulnerabilidade social com intensificação da aprendizagem, educação integral em uma sociedade contemporânea articulando saberes, tempos e espaços na perspectiva de cidade educadora.
A terceira fase, aconteceu no município de Salto da Divisa e a quarta fase no município de Rubim.

Este é o V Encontro do programa e está sendo realizado em Comercinho, fechando um ciclo de encontros. Durante todos estes momentos vários servidores de todos os municípios que compõem este convênio foram capacitados.
Temos o prazer de receber todos os representantes das cidades aqui presentes e poder mostrar um pouco do nosso trabalho. Movido pelo ideal de que TODOS PODEM APRENDER, e motivados pelas capacitações oferecidas nos encontros anteriores, o nosso município tem avançado no propósito da construção de uma educação de qualidade.

V ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMERCINHO

21 outubro 2011

CADÊ A ÁGUA, COPANOR?

A COPANOR parece não se importar com a grave crise de abastecimento de água  no município de Comercinho, ou pelo menos nçao deu a devida importância para a situação.
O certo é que a população fica sem água nas torneiras por vários dias seguidos, (em lugares mais altos, chega a ultrapassar semanas), sem nenhuma resposta por parte da empresa.
A prefeitura municipal  vem acompanhando de perto a situação desde o início do problema e tem cobrado da Copanor uma solução, ao mesmo tempo que se colocou à disposição da empresa para ajudar naquilo que se fizer necessário, em prol da população do município.
Além do clamor popular, a Câmara Municipal já fez várias solicitações para que o problema fosse resolvido e, no momento, circula pela cidade um abaixo-assinado para ser encaminhado à empresa cobrando a resolução do problema.
Como a "Barragem do Baixão" secou há muito tempo, a Copanor está trazendo água de poços artesianos e lagoas da região, que é depositada numa caixa de 10 mil litros e puxada para os reservatórios, onde é tratada e distribuida para as residências, porém tal alternativa não atende à demanda, criando um verdadeiro transtorno para todo o município. 
A Copanor precisa urgente criar uma comissão capacitada para assumir a base de Comercinho nessa situação crítica, urgente, visto que a população continua pagando suas contas e precisa ser respeitada nos seus direitos.


PARA NÃO FALTAR LUZ...

A empresa Imobiluz realizou uma força tarefa no último dia 18 para trocar alguns postes, fios e transformadores no centro da cidade, visando a melhoria no sistema de transmissão de energia e possíveis quedas bruscas como a que aconteceu no dia 11 deste mesmo mês quando muitas pessoas tiveram prejuízo com a queima de vários aparelhos domésticos como computadores, televisores, geladeira, impressoras e outros.