O 1° Seminário de Educação Inclusiva de Comercinho foi realizado no dia 5 de novembro de 2009. O evento que foi teve o apoio da 43ª SRE - Araçuaí, foi coordenado pela Escola Estadual Alphonsus de Guimaraens, e as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social de Comercinho. Contou com uma grande participação popular, funcionários e alunos das secretarias, das escolas estaduais e municipais. Visando despertar a comunidade para a questão inclusiva, garantindo o direito a igualdade e o respeito às diferenças, assegurando oportunidades diferenciadas, conforme a necessidade de cada um.
Representando o prefeito Rogério Rafael, o Sr. Diogo Malaguth, secretário municipal de Educação, destacou a importância deste evento para o município, que se alegra em abrir as portas para toda a comunidade e demais visitantes, dando início a uma nova etapa sócio-política de inclusão.
FORMAÇÃO DA MESA

Comporam a mesa o Sr. Antonio Ornelas Filho que também parabenizou a todos pelo seminário e falou sobre a sua importância. a Sra. Tânia Marize T. Almeida, presidenta da Câmara Municipal, Srta. Carolina Tolentino Pagano, Psicóloga do CRAS, que falou sobre o preconceito em relação aos portadores de necessidades especiais; o Sr. Diogo Malaguth, Secretário Municipal de Educação, o Secretário Municipal de Assistência Social, Sr. Irley Costa Azevedo, representando a Secretaria Muncipal de Saúde, o Sr. Cândido Moreira Farias, representando a SRE, o Sr. Josemar de Oliveira Ruas, o Sr. Antonio José de Santana, Secretário Municipal de Espirtes, Cultura e Lazer, a presidenta do Conselho Tutelar, Margarida Santos Costa, representando a Paróquia N. Sra. da Conceição, a Srta. Suzana Dias Ribeiro, o Pr. Ailton Amaral Costa, Mirele Duarte, fonoaudióloga, que foi uma das palestrantes, falando sobre o papel da fonoaudiologia na inclusão escolar, também a Sra. Marcilene Vieira Pedreira, Analista Educacional, que falou sobre novos tempos, novos valores e novos desafios.

O Sr. Irley Azevedo palestrou sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o papel do CRAS, no municipio e a importância de se trabalhar em rede. Na volta do
coffe-break, teve a apresentação musical da dupla Junior e Hildo, que alegrou a platéia com música sertaneja, fazendo também o encerramento do evento.